O Festival de Música de Cachopo, organizado pela Associação de Festas da Freguesia de Cachopo, despede-se este fim de semana, no dia 13 de Maio, do ciclo de música clássica com mais um concerto de câmara da Orquestra do Algarve.
Na Igreja de Cachopo, às 18h00, o grupo de câmara da Orquestra do Algarve apresentará o concerto “A Música e o Método”, que combina duas obras de mestres do século XIX e XX, Penderecki e Rimsky-Korsakov, com João Castro e Emilian Petrov nos violinos, Ângela Silva e Ivetta Natzkaya nas violas e Mikhail Shumov e Jari Piper nos violoncelos.
Esta é a terceira e última atuação da Orquestra no Festival de Música de Cachopo deste ano. A primeira realizou-se no dia 11 de Março e a segunda no dia 15 de Abril e ambas foram «um sucesso».
Quem o diz é António Branco, presidente da Associação Musical do Algarve, entidade que gere e administra a Orquestra, que faz um balanço «muito positivo» dos dois concertos que já se realizaram e encheram a Igreja de Cachopo.
«A reação das pessoas é muito positiva. Muitas nunca tinham ouvido música clássica em direto e ouviram pela primeira vez e para nós tem sido também uma experiência muito produtiva e interessante, com a qual queremos, sem dúvida, continuar», confessa ao Sul Informação, colocando ainda a hipótese de fazer o mesmo noutras localidade algarvias onde «a música clássica por norma não chega».
O concerto decorre no mesmo fim de semana em que se realiza a Feira de Produtos e Artesanato de Cachopo e duas outras iniciativas dinamizadas em conjunto com a Câmara Municipal de Tavira.
No sábado, 13 de Maio, às 19h00, após o concerto da Orquestra do Algarve, terá lugar, também na Igreja de Santo Estêvão de Cachopo, o passeio “A paroquial de Santo Estêvão de Cachopo: memória e identidade”, com o historiador de arte Marco Sousa Santos e o diácono Albino Martins.
No domingo, dia 14, às 9h30, realiza-se o passeio “Os trajetos da serra entre montes de Cachopo para a interpretação da arquitetura e da paisagem”, guiado pelo arquiteto Miguel Reimão Costa.
Ambas as atividades são gratuitas e incluem transporte de Tavira, à responsabilidade da autarquia, com tempo livre para visita à feira. O transporte será no sábado, dia 13, às 17h00, e no domingo, dia 14, às 8h30.
As inscrições para o passeio “A paroquial de Santo Estêvão de Cachopo: memória e identidade” podem ser feitas aqui e para o passeio “Os trajetos da serra entre montes de Cachopo para a interpretação da arquitetura e da paisagem” aqui, até dia 11 de Maio.
Nos últimos anos, a Junta de Freguesia de Cachopo, em conjunto com as associações locais, tem procurado dinamizar a identidade cultural e patrimonial desta aldeia do interior algarvio, com uma programação que tem levado milhares a subir a serra do Caldeirão.
O Festival de Música é uma dessas iniciativas, que, através desta arte, procura promover o território, a paisagem, o património natural e cultural da freguesia, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a económica, a social e a ambiental.
Além do Ciclo de Música Clássica, o Festival conta com concertos de música tradicional portuguesa, rock, fados e jazz.
O Cachopojazz regressa no dia 29 de Julho (com concerto na Fonte Férrea), às 19h00, e, no dia 28 de Outubro, às 16h00, há novo concerto no Alambique de Relvais.
O concerto de encerramento do Cachopojazz, que marca também o fim do Festival de Música deste ano, está agendado para dia 3 de Dezembro, às 17h00.
Fotos: Patrícia Luz (Orquestra do Algarve)
Artigo: Mariana Carriço / Sul Informação